Escreva-se!
16 de janeiro de 2022
02 caminhos para escrever seu primeiro livro
16 de fevereiro de 2022

Deixe sua escrita descansar

Tosse, febre, dores no corpo, nariz escorrendo e a sensação de ter sido atropelado por um trator (mesmo sem nunca ter passado por isso na realidade). Pois é, peguei a tal da gripe que está se tornando um verdadeiro surto em todo o país.

Tento me sentar para escrever mais um capítulo, porém me sinto com as ideias desorganizadas e as companheiras TOSSE e CORIZA parecem ter feito um trato de me fazer levantar da cadeira a cada 5 minutos para lavar o rosto ou as mãos. 

No caminho para a pia, passo pela coleção de remédios que acabei de comprar na farmácia, de modo que me senti como quem vai ao mercado fazer as compras do mês.

Óbvio que não posso me esquecer das centenas de receitas caseiras “infalíveis” para curar a famigerada gripe. 

  • Meu filho, corta dois limões, amassa dois dentes de alho e ferve, pra depois tomar com mel – diz a mãe com ar de quem tem a cura em seus conselhos
  • Ferve folhas de eucalipto e cheira a fumaça que vai te ajudar a melhorar – diz uma tia.

E as receitas não param de chegar. Combino cada uma delas com um antigripal e um xarope – ambos com nomes farmacológicos tão esquisitos que me pergunto de onde vem tanta criatividade para nomear esses remédios. A cada dose me mantenho esperançoso de uma melhora para voltar trabalhar, mas percebo que se eu não optar pelo repouso, não conseguirei voltar ao trabalho.

É isso mesmo! Parece até lei da Física, mas é coisa da natureza, mesmo: “todo corpo muito envolvido em trabalho precisa de um repouso”.

Pois bem, separo um tempo para o meu repouso, minha saúde volta a acenar para mim e a dupla que parecia não me dar trégua, parece me permitir sentar para escrever o meu capítulo. (E que capítulo!). Ah, como rendeu bem!

Ainda chegando aos 100% da minha saúde e voltando ao trabalho com cautela, percebo que o que me ajudou a render melhor na minha escrita, não foi apenas o repouso físico, mas também o descanso da mente. Sim, para melhorar a minha escrita, precisei passar um tempo sem escrever e deixar a minha mente a minha escrita repousarem um pouco.

Por isso, se você está com a sua escrita um tanto “travada”, procure saber a causa disso. Talvez seja o caso de parar um pouco para depois voltar melhor. Não te recomendo uma gripe, mas sim dar um descanso para você, sua mente e sua escrita. Você verá como faz bem a vocês.

  • João Neto

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Enviar uma mensagem
💬 Posso ajudar?
Olá!
Podemos ajudá-lo?